O Evangelho Segundo o Espiritismo
por ALLAN KARDEC –
tradução de José Herculano Pires
Se Alguém Te Ferir Na Face Direita
7 – Vós
tendes ouvido o que se disse: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém,
digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita,
oferece-lhe também a outra; e ao que quer demandar-te em juízo, e tirar-te a
túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregado mil
passos, vai com ele ainda mais outros dois mil. Dá a quem te pede, e não volte
às costas ao que deseja que lhe emprestes. (Mateus, V: 38-42).
8 –
Os preconceitos do mundo, a respeito daquilo que se convencionou chamar ponto
de honra, dão esta suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e do exagerado
personalismo, que leva o homem à geralmente retribuir injúria por injúria,
golpe por golpe, o que parece muito justo para aqueles cujo senso moral não se
eleva acima das paixões terrenas. Eis por que dizia a lei mosaica: Olho por
olho e dente por dente, mantendo-se em harmonia com o tempo em que Moisés
vivia. Mas veio o Cristo e disse: “Não resistais aos que vos fizer mal;
mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra”. Para
o orgulhoso, esta máxima parece uma covardia, porque ele não compreende que há
mais coragem em suportar um insulto, que em se vingar. E isto, sempre, por
aquele motivo que não lhe permite enxergar além do presente. Deve-se,
entretanto, tomar essa máxima ao pé da letra? Não, da mesma maneira que aquela
que manda arrancar o olho, se ele for causa de escândalo. Levada as
últimas conseqüências, ela condenaria toda repressão, mesmo legal, e deixaria
os campos livres aos maus, que nada teriam a temer; não se pondo freio às suas
agressões, bem logo todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de
conservação, que é uma lei da natureza, nos diz que não devemos entregar de
boa-vontade o pescoço ao assassino. Por essas palavras, Jesus não proibiu a
defesa, mas condenou a vingança. Dizendo-nos, para oferecer uma
face quando formos batidos na outra, disse, por outras palavras, que não
devemos retribuir o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo
o que tende a reduzir-lhe o orgulho; que é mais glorioso para ele ser ferido
que ferir; suportar pacientemente uma injustiça que cometê-la; que mais vale
ser enganado que enganar, ser arruinado que arruinar os outros. Isto, ao mesmo
tempo, é a condenação do duelo, que nada mais é que uma manifestação do
orgulho. A fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa o mal
impune, é a única que nos pode dar força de suportar, pacientemente, os
atentados aos nossos interesses e ao nosso amor próprio. Eis por que vos
dizemos incessantemente: voltai os vossos olhos para o futuro; quanto mais vos
elevardes, pelo pensamento, acima da vida material, menos sereis feridos pelas
coisas da Terra.
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